Quais as tendências do marketing digital para 2016 e porque isso é importante para o seu negócio

Quais as tendências do marketing digital para 2016

Aumentar a visibilidade do negócio na internet sem dúvida é uma das principais metas para os empresários em 2016.

O ano de 2015 foi um ano de muitos acontecimentos/incertezas por parte dos consumidores na decisão de compra, e também para os empresários no que diz respeito ao investimento em estratégias de marketing para alavancar as vendas do seu negócio.

Segundo uma matéria no G1, o comércio eletrônico cresceu 16% no Brasil apenas no primeiro semestre de 2015, chamando a tenção de empresas que operavam apenas no meio físicos e fazendo com que essas elas passassem a operar também na internet, ou trouxessem novos clientes para seus estabelecimentos, através da internet.

No artigo de hoje eu venho mostrar quais as tendências do marketing digital para 2016 e a importância disso para seu negócio.

 

Quais as tendências do marketing digital para 2016 e a importância disso para seu negócio 

  • Tenha uma Presença na Internet cada vez mais consistente;

  • Marketing de Conteúdo cada vez mais em alta;

  • Produzir conteúdo relevante nas mídias sociais;

  • SEO – Crie conteúdo altamente direcionado a quem deseja consumi-lo;

  • Contato em tempo real entre a empresa o cliente mesmo em longa distância;

  • Motive influenciadores a falarem bem do seu produto/serviço;

  • Crie anúncios que não parecem anúncios;

  • Crie listas de e-mail para se comunicar com seu público;

  • Trabalhe com campanhas automáticas de vendas;

  • Apareça facilmente em todos os tipos de tela.

 

 

Tenha uma Presença na Internet cada vez mais consistente 

Presença na Internet Consultoria em Marketing Digital

Ter uma presença na internet não se dá ao fato de ter apenas um site com as informações institucionais da empresa. É necessários ter algo mais consistente, gerando valor para seu público-alvo.

Sua empresa precisa ter um blog gerando conteúdo de valor para as pessoas que irão comprar de você.

No artigo Porque sua empresa deve ter um blog eu explico em detalhes a importância de ter o blog da sua empresa e como o blog pode ajudar a aumentar as vendas dos seu negócio.

 

Para ler o artigo clique em Porque sua empresa deve ter um blog. Recomendo a leitura.

 

Marketing de Conteúdo cada vez mais em alta

Marketing de Conteúdo Presença na Internet

Sem dúvida alguma o Marketing de Conteúdo será um grande diferencial para o seu negócio 2016.

As pessoas estão depositando cada mais tempo na internet, em busca de informações sobre produtos/serviço que solucionem seus problemas ou ajudem a realizar seus sonhos.

Dedique um bom tempo para a produção de conteúdo para o público do seu negócio, seja em artigo, vídeo, áudio etc.

 

No artigo Como o Marketing de Conteúdo Ajuda Aumentar as Vendas eu falo mais sobre a importância de usar o marketing de conteúdo no seu negócio e como você poderá aumentar suas vendas utilizando essa estratégia.

 

Produzir conteúdo relevante nas mídias sociais

Assim como no blog, é que você publique conteúdo relevante para as pessoas que te seguem.

Seja no facebook, Youtube, Twitter, Google Plus etc. Você precisa estar presente nas mídias sociais postando conteúdo, gerando valor para o seu público-alvo.

O facebook é uma das melhores redes sociais para investir tempo publicando conteúdo de qualidade. Já que no momento da publicação desse artigo o facebook é a maior rede social.

 

Leia mais sobre como o facebook pode ajudar seu negócio vender clicando em A importância de usar o Facebook na sua empresa.

 

SEO – Crie conteúdo altamente direcionado a quem deseja consumi-lo

SEO 2016

Sabemos que a produção de conteúdo é extremamente importante para espalhar raízes de sua marca pelo mundo a fora. Porém esse conteúdo deve ser produzido com base nas dificuldades do seu público-alvo.

Antes de produzir qualquer artigo, gravar vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo, saiba o que as pessoas que comprarão seu produto ou serviço estão pesquisando na internet.

Descubra quais são as dúvidas dessas pessoas, e com base nisso, produza conteúdo que ajude elas a resolverem seus problemas.

Uma ferramenta muito utilizada para saber quais palavras-chave as pessoas pesquisam é o Google Adwords.

 

Contato em tempo real entre a empresa o cliente mesmo em longa distância

Atendimento ao Cliente

A interação com o público-alvo e principalmente com os clientes explodiu em 2015.

O surgimento de novas redes sociais como WhatsApp, Periscope e outros, possibilitou que os clientes e fãs de uma determinada carca pudessem segui-la e acompanhá-la em tempo real.

O WhatsApp permite que o cliente entre em contato diretamente com você. Podendo tirar dúvidas, esclarecer assuntos pertinentes ao produto ou serviço.

O Periscope por sua vez, possibilita gravar vídeos ao vivo com a interação do seu público, podendo ser utilizado para tirar dúvidas sobre determinado produto ou serviço, dar dicas etc.

A essência principal dessas novas redes sociais é aproximar a marca e o cliente, o artista e o fã.

Use esses novos serviços para aproximar e manter sua marca conectada aos seus clientes.

 

Motive influenciadores a falarem bem do seu produto/serviço

Formadores de Opinião

As pessoas gostam de comprar quando outras pessoas indicam, são os chamados de influenciadores.

Só que nesse caso não estou falando de artistas mundialmente conhecidos, estou me referindo à pessoas normais, como eu e você, estou me referindo à pessoas que gravam vídeos mostrando seu dia a dia, sua realidade.

As pessoas hoje estão em busca de outras pessoas que se pareçam com elas, pessoas que elas se identificam.

Quando essas pessoas veem outras usando um tênis ou qualquer outro produto, desperta um desejo de comprar aquele mesmo produto. Então se você quiser vender mais em 2016, motive seus clientes para que eles possam dar depoimentos sobre seu produto ou serviço.

 

Crie anúncios que não parecem anúncios

Você deve espalhar em seu blog a possibilidade do seu visitante dar um próximo passo. Convidando-o a conhecer seu produto ou serviço.

É comum ver nos blogs pela internet a fora, banners de produtos ou serviços. Os usuários estão ficando cada vez mais receosos em clicar nesses banners.

Ao produzir um artigo, você pode fazer citações de produtos ou serviços que poderão ajudar o usuário que está lendo o artigo, e colocar links nessas citações para o determinado produto ou serviço.

 

No artigo Como o Marketing de Conteúdo Ajuda Aumentar as Vendas eu dou exemplos de como você pode fazer isso na prática. Recomendo que você dê uma olhada.

 

Crie listas de e-mail para se comunicar com seu público

Lista de email Presença na Internet

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de relacionamento entre o cliente e a empresa.

Uma lista de e-mails é um dos bens mais valiosos que uma empresa pode ter. Pois ela permite que você tenha um contato direto com seu cliente, e de forma segmentada.

Quando o usuário decide fazer parte de uma lista de e-mails, ele espera algo como, receber um tipo de conteúdo específico (baixar um e-book), receber novidades do seu blog e assim por diante. Quando o usuário decide deixar o e-mail dele no seu site, ele quer saber mais sobre seu negócio, e o que você tem a oferecer.

 

Trabalhe com campanhas automáticas de vendas

As campanhas de vendas evoluíram muito com o marketing digital e passaram a ser automáticas. Isso não quer dizer que você deve deixar seu negócio todo no automático, muito pelo contrário.

As campanhas automáticas de vendas permitem a você estudar o comportamento do seu consumidor e criar estratégias de público altamente segmentado e direcioná-lo ao produto/serviço que ele deseja.

Campanhas de vendas online serão o futuro do marketing digital, e em 2016 isso crescerá fortemente.

 

Apareça facilmente em todos os tipos de tela

Marketing Mobile Presença na Internet

Se seu público tem dificuldade de visualizar seu conteúdo na no smartphone por exemplo, isso será mais um motivo para você perdê-lo.

Tenha certeza que seu site/blog/loja virtual são facilmente visíveis a todos os tamanhos de tela. O Mobile é uma realidade que está nas mãos das pessoas que irão consumir seu produto ou serviço e crescerá com muita força em 2016.

 

Conclusão

2016 será um grande ano para as empresas que utilizarem o marketing de forma estratégica em seus negócios.

Produzir conteúdo apenas por produzir não levará a empresa muito longe. Conteúdo segmentado sim, esse sempre terá dono.

Espero que tenha tirado proveito deste artigo e se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário na área de comentários logo abaixo.

Um grande abraço e sucesso sempre!

 

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes é Consultor em Marketing Digital Especialista em Vendas Online, Co-fundador do site presencanainternet.com.br. "Minha missão é ajudar seu negócio aumentar as vendas através da internet."

Website: http://presencanainternet.com.br/

2 Comentários

  1. Fantástico pesse artigo!
    Eu adoro ler conteúdos bastante extensos, pois acredito que possuem boa profundidade sobre aquilo que estão falando.
    Estou estudando Marketing e estou atrás de tudo que fale sobre marketing digital, e acabei achando o seu artigo sensacional.
    Continue assim…

    • Oi Amanda, fico feliz que tenha sido útil para você. Obrigado por acompanhar e comentar, grande abraço…

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