Como Descobrir o Público-alvo de uma Empresa e Gerar Mais Vendas

Como descobrir o público-alvo de uma empresa

Muitas empresas vem buscando entender como descobrir o público-alvo de uma empresa e gerar mais vendas através da internet. A internet sem dúvida é um grande universo composto de todo tipo de informação sobre as pessoas que sua empresa deseja alcançar.

Mas, como descobrir o público-alvo de uma empresa? Como achar o público-alvo certo para o seu negócio?

 

Um planejamento de marketing começa pela pesquisa do público-alvo, através desta conseguimos entender as dores, desejos do seu público, e também o seu comportamento. Os resultados dessa pesquisa ajudarão no planejamento da comunicação que será direcionada para as pessoas que você deseja alcançar.

 

Como achar o público-alvo através da internet?

Como saber o que o público da minha empresa pesquisa

Com a popularização da internet, as pessoas começaram a utilizá-la para ajudar outras pessoas e/ou resolver seus problemas. Seja dando dicas sobre determinado assunto, ajudando a fazer algo, enfim, a internet hoje é um grande meio onde existem pessoas que produzem conteúdo e outras consomem esse conteúdo.

 

Veja a internet como um centro de perguntas e respostas, onde uns perguntam e outros respondem. Os sites de busca como o Google, Yahoo e Bing por exemplo são os melhores exemplos que podemos dar sobre centro de perguntas e respostas.

Mais abaixo eu gravei um vídeo passo a passo explicando como descobrir o público-alvo de uma empresa e gerar mais vendas através do google.

 

Mas antes, deixe-me explicar alguns pontos importantes que você precisa saber para começar.

 

Como Descobrir o Público-alvo de uma Empresa, onde ele está?

Onde encontrar o público-alvo da sua empresa

Identificar onde o público-alvo está é o primeiro passo para obter informações sobre os hábitos de consumo e comportamento dessas pessoas. Em qual mídia social seu público está? Vamos supor o seguinte exemplo: Vamos pegar o nicho de bebês, mais específico kit berço de bebê, se fizermos uma pesquisa podemos encontrar em diversos blogs, grupos no facebook, ou até mesmo vídeos no Youtube, onde as mamães compartilham experiências que viveram e suas opiniões sobre enxovais de bebê que compraram.

Sabendo que seu público está no nos blogs consumindo conteúdo, podemos acompanhar o que cada consumidor fala nesse canal, e com base nisso podemos criar estratégias de marketing para alcançar essas pessoas.

Se o seu público-alvo estiver no facebook, devemos monitorar as informações que esse público consome e compartilha, e com base nesses dados, planejar estratégias de como atingir o público alvo no facebook.

 

 

O que o público-alvo da sua empresa está buscando?

O que o público-alvo da sua empresa está buscando

A grande maioria das empresas fracassam em suas campanhas de marketing digital por falta de dados que mostrem o que o público-alvo da sua empresa está buscando, e isso atinge diretamente na criação de um planejamento estratégico. Essas empresas quando vão criar campanhas de vendas, acabam levando como base o que “acham” que vai funcionar, e acabam tendo prejuízo em suas campanhas por não terem realizado uma boa pesquisa para saber o que o público-alvo está pesquisando.

 

Conhecer bem o seu público-alvo é a base de qualquer campanha de marketing, antes mesmo dela ser iniciada. Você deve estar se perguntando: Como conhecer o público-alvo da minha empresa através da internet?

Essa pergunta a princípio parece difícil, mas é mais fácil do você imagina.

Se relacione com seu público, faça perguntas a ele, veja quais sãos as dúvidas que ele tem sobre seu produto ou serviço, e com base nisso você irá planejar estratégias para ajudar o público-alvo do seu negócio.

 

 

Como saber o que o público-alvo da minha empresa pesquisa, sem perguntar para ele?

Quer saber o que o público-alvo da sua empresa pesquisa? Pergunte ao Google!

Além de outras ferramentas existentes da internet, o Google possui várias ferramentas que possibilitam obter informações de pesquisas realizadas pelos usuários no momento em que estão fazendo um busca. Ferramentas como o Planejador de Palavras-chave, Google Trends e Google Suggest.

 

Na imagem abaixo temos um exemplo de o que o público-alvo de uma imobiliária está pesquisando na hora de comprar uma casa.

Google Suggest

 

Essas são as sugestões do google, que são fornecidas com base em pesquisas que outras pessoas já fizeram.

 

Outra ferramenta boa para saber o que as pessoas pesquisam na internet é o site keywordtool.io. Essa ferramenta permite saber variações de palavras-chave pesquisadas.

 

Veja na imagem abaixo o uso do keywordtool.io para saber as diversas formas que as pessoas utilizam para pesquisar:

Pesquisar Variações de Palavras-chave

 

Como você pode ver, tivemos aqui uma listagem mais completa sobre o que as pessoas pesquisam, quando querem comprar uma casa.

 

 

Crie um relacionamento com o público-alvo do seu negócio

Relacionamento Público-alvo

Em seu livro Marketing 3.0, Philip Kotler deixa bem claro a importância de tratar cada cliente de forma personalizada, ou seja, cada cliente deve ser tratado de forma única.

Por que estou falando isso? Porque você precisa entender como o cliente se comporta, o que seu público-alvo na hora de tomar uma decisão de compra. E além de tudo, saber se seu produto ou serviço resolve o problema do seu cliente.

 

 

 

Gere mais vendas conhecendo o seu público-alvo

Gerar mais vendas online

Tendo conhecimento de seu público-alvo, você poderá elaborar um plano de ação para atraí-lo através do interesse dele.

Para te ajudar, eu listei abaixo 4 passos que possibilitarão que você gere mais vendas conhecendo o seu público-alvo:

1 – Passo: Se posicionar corretamente em seu mercado, para que quando o público-alvo do seu negócio encontrar seu produto ou serviço na internet, ter certeza que encontrou realmente o que estava procurando.

 

2º Passo é: criar uma presença online, para que quando seu público procurar pelo que você vende, seu produto ou serviço apareça nas melhores posições dos buscadores e assim aumentará as chances de vender mais.

 

3º Passo é: Gere valor para seu público-alvo através da criação de conteúdo. Isso pode ser feito através de blog, vídeos, e-book etc.

 

4º Passo e não menos importantes: Crie um sistema de vendas automatizado, fazendo com que seu público-alvo encontre seu produto/serviço, perceba valor no que você está oferecendo e dê o próximo passo, comprar de você.

 

Existem outros pontos que podem ser acrescentado, mas, de início é isso. Entenda essas passo e aplique em seu negócio e comece a fazer a diferença no seu negócio.

Assista ao vídeo que gravei falando de forma mais aprofundada sobre como descobrir o público-alvo de uma empresa e gerar mais vendas.

 

Oportunidade Para o Seu Negócio!

Você achou interessante tudo que viu nesse artigo e percebeu que a internet pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio mas não sabe por onde começar?

Eu quero ajudar você a melhorar seus resultados utilizando estratégias que já foram testadas e comprovadas várias vezes em vários tipos de negócio.

Para que eu possa te ajudar a aumentar as suas vendas através da internet é muito fácil.

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Informe todas as informações do seu site, inclusive a URL, para que possamos analisar!

 

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes é Consultor em Marketing Digital Especialista em Vendas Online, Co-fundador do site presencanainternet.com.br. "Minha missão é ajudar seu negócio aumentar as vendas através da internet."

Website: http://presencanainternet.com.br/

16 Comentários

  1. A dica sobre a ferramenta de pesquisa me ajudou muito. O keyword planner do Google é legal, mas essa ferramenta dá um resultado mais rápido para pesquisa de mercado. Também achei ótimo para procurar novas palavras-chave para usar com os anúncios do Google Adwords.

    • Realmente são ótimas essas ferramentas Loremar. Nos dias de hoje se o empresário ou o profissional de Marketing Digital quiser ter sucesso, precisa usar todo potencial que essas ferramentas oferecem. Obrigado por acompanhar e comentar!

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    • Que legal ter você por aqui Jaime. Fico muito feliz que tenha gostado… 😉

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