Como atrair visitas para o blog de forma orgânica e aumentar os pedidos de orçamento

Como aumentar os pedidos de orçamento

Sem dúvida essa é uma tela que todo empresário gostaria de ver quando abrir seu e-mail.

Confesso que fico muito satisfeito ao ver meus clientes felizes com resultados desse tipo. Vários e vários pedidos de orçamento de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Outro detalhe muito importante também é que todos esses vários pedidos de orçamento chegaram através da busca orgânica, ou seja, através das pesquisas que as pessoas fizerem no google.

Pode conferir no gráfico abaixo, uma pequena porcentagem veio a partir de artigos publicados no blog, outros das mídias sociais. Porém 83,9% das solicitações vieram das buscas do Google.

Como ser encontrado pelo Google

Por que eu estou contando isso para você? Simplesmente é para que você perceba a importância de gerar conteúdo para o seu público-alvo e através de algumas técnicas de marketing digital que irei mostrar aqui. Você saberá como atrair visitas para o blog através da busca orgânica e aumentar os pedidos de orçamento.

São 4 os comportamentos das pessoas que utilizam a internet

4 comportamento dos usuários que usam a internet

 

Com base em várias pesquisas em sites conceituados, como o canaltech, temos acesso a lista dos 10 sites mais acessados no Brasil.

  1. Google;
  2. Facebook;
  3. Youtube;
  4. Uol;
  5. com;
  6. Yahoo;
  7. com;
  8. Mercado Livre;
  9. Wikipedia;
  10. Twitter.

 

Ao analisar esses dados constatamos que todo consumidor que utiliza internet tem 4 comportamentos, que são eles:

 

1 – As pessoas fazem pesquisas na internet (Google, Bing, Yahoo):

Pesquisando no google comportamento das pessoas que usam a internet

As pessoas pesquisam na internet informações sobre um profissional que ministrou uma palestra, ou um autor de um livro famoso, na intenção de encontrar o site desse profissional.

Outro exemplo de busca que as pessoas fazem é quando estão querendo adquirir um novo produto ou serviço. As pessoas pesquisam na internet e comparar qual produto melhor se enquadra nas suas necessidades.

Avançando para o próximo passo da pesquisa, é quando o usuário já sabe qual produto/serviço vai comprar, porém está buscando informações de qual a melhor empresa que irá oferecer esse produto ou serviço, qual passa mais confiança, qual entrega mais benefícios. Após encontrar uma empresa com essas características, será nesta empresa que o cliente irá investir seu dinheiro.

2 – Acessam as mídias Sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.):

Uso das mídias sociais

As pessoas adoram compartilhar experiências do seu cotidiano com outras pessoas. Ver fotos, assistir vídeos e demais conteúdo espalhado nas mídias sociais.

Assim como nos exemplos de pesquisas nos mecanismos de busca, as pessoas também acessam as mídias sociais afim de sanar dúvidas sobre algo que estão querendo comprar.

Leia mais sobre a importância de usar as mídias sócias na sua empresa clicando em a importância de usar o Facebook na sua empresa.

3 – As pessoas consomem conteúdo (Uol, Globo.com, Wikipedia):

As pessoas consomem conteúdo

Seja para fazer pesquisa para um trabalho de escola, conferir matérias sobre política, conferir o resultado do campeonato de futebol do último final de semana, ou até mesmo a cotação do dólar e outros tipos de assuntos que variam de acordo com cada usuário que utiliza a internet.

As pessoas consomem conteúdo diariamente, e aí entra uma pergunta muito importante:

Você está produzindo conteúdo para ajudar e responder as dúvidas das pessoas que querem comprar um produto igual ao que você tem para vender?

Você está gerando valor para essas pessoas?

No artigo como a produção de conteúdo ajuda a vender mais eu dou 5 exemplos de como a produção de conteúdo pode ajudar sua empresa a vender mais (recomendo que você leia).

4 – Leem e-mail (Live, Gmail etc.).

As pessoas leem e-mail

O e-mail foi um dos primeiros meios de comunicação direta que surgiu a partir da internet. As pessoas leem e-mails para saber de promoções das lojas, enviam mensagens para os amigos, trocam e-mails em seu ambiente de trabalho e assim por diante.

A lista de e-mail é um dos maiores ativos que uma empresa pode possui hoje, pois ali se concentra um grupo de pessoas interessadas em saber mais sobre você ou seu produto/serviço.

Como atrair visitas para o blog de forma orgânica?

Mais tráfego orgânico

A resposta para essa pergunta está nos 4 comportamento apresentados anteriormente. Se você tem um blog produzindo conteúdo, quando as pessoas pesquisarem no Google, você será encontrado, e logo seu blog começará a receber novas visitas através dos sites de busca.

Se você está presente nas mídias sociais, publicando conteúdo que gere valor na vida das pessoas, elas começarão a te seguir nas redes sociais e irão consumir seu conteúdo visitar mais vezes o seu blog e consequentemente começarão a comprar mais de você.

Porém, tem um detalhe importante: O conteúdo produzido em seu blog precisa cumprir dois papéis, o de ajudar as pessoas e o de converte, ou seja, seu conteúdo precisa ajudá-lo a vender seu produto ou serviço.

E por fim, se você tem uma lista de e-mails, de pessoas interessadas em saber mais sobre seu produto ou serviço, tem um canal direto, para sempre trazer essas pessoas para o seu blog. Sempre que um novo artigo for postado, você envia um e-mail convidando essas pessoas que estão na lista a conferirem o seu novo artigo, e sempre deixando bem claro os benefícios que elas receberão ao consumir seu conteúdo.

Como aumentar os pedidos de orçamento através do blog?

Como atrair visitas para o blog de forma orgânica

A resposta também é muito simples. Basta você pedir para que o usuário que está te acompanhando faça o que você quer. Simples assim!

As pessoas acessam a internet em busca de algo que complemente sua vida, seja realizando uma pesquisa de navegação, informação ou aquisição de um produto ou serviço.

Em um outro artigo eu falarei com mais detalhes sobre esses três tipos de consulta.

Voltando ao assunto do nosso título, você precisa pedir que o seu público dê o próximo passo. Seja para se cadastrar em sua lista de e-mails, baixar um e-book, solicitar um orçamento ou mais importante, comprar seu produto ou serviço.

A imagem do início deste artigo representa bem isso que estou falando.

As pessoas pesquisam na internet por um kit berço específico, e encontram nos resultados da busca o produto desejado, clicam no link, conferem todos os detalhes e informações sobre o produto e por fim elas querem saber como adquiri-lo. Você precisa deixar bem visível para essas pessoas como fazer para comprar o produto ou solicitar um orçamento.

Se você não falar para as pessoas que acessam seu site, qual passo elas deverão dar, elas vão embora, e prevalente para o site do seu concorrente.

O que você achou do artigo, te ajudou de alguma forma? Deixe seu comentário abaixo falando o que você achou, ou até mesmo para tirar uma dúvida. Vou adorar conversar com você sobre negócios.

Se você achou que esse conteúdo é valioso e quer que outros empresários também sejam favorecidos, compartilhe com eles.

Um grande abraço e até a próxima.

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes é Consultor em Marketing Digital Especialista em Vendas Online, Co-fundador do site presencanainternet.com.br. "Minha missão é ajudar seu negócio aumentar as vendas através da internet."

Website: http://presencanainternet.com.br/

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