Como a produção de conteúdo ajuda a vender mais: 5 dicas para você começar a aplicar ainda hoje

Como a produção de conteúdo ajudar a vender mais

As empresas vêm enfrentando grandes dificuldades para vender seus produtos e/ou serviços.

O problema principal é achar que basta investir apenas em publicidade que tudo estará resolvido, e as vendas vão acontecer.

Mas, na verdade a realidade é outra.

As empresas que focam suas ações de divulgação apenas através de publicidade estão a cada dia aumentando seus custos e reduzindo sua lucratividade.

É necessário enxergar que a publicidade por se só não fará milagres pelo seu negócio.

É como diz o ditado: “Uma andorinha só não faz verão”, e você pode acreditar, isso fará total diferença no seu negócio.

Neste artigo vamos falar sobre a importância de produzir conteúdo em seu blog e como a produção de conteúdo ajuda a vender mais.

Então se você não quer ter o seu negócio refém do custo por clique, leia as 5 dicas que preparei neste artigo e comece a levar seu negócio para outro nível com a produção de artigos.

Antes de falarmos como a produção de conteúdo ajuda seu negócio a vender mais, deixe-me mostrar como é o processo de compra das pessoas hoje, quando estão querendo comprar um produto ou serviço e utilizam a internet como principal ferramenta de decisão.
É muito importante você conhecer esse processo, assim ficará mais fácil vender seus produtos e/ou serviços para seu público através da internet.

 

O processo de compra das pessoas a partir da internet

zmot comportamento de compra na internet

A imagem acima ilustra em 4 passos o processo de compra das pessoas que utilizam a internet.

Esta imagem é uma ilustração tirada do ebook ZMOT, que o Google desenvolveu, com o intuito de saber o comportamento e processo de comprar dos consumidores, antes durante e após a chegada da internet.

Como mostra a imagem acima, o processo de compra dos consumidores que utilizam a internet é composto por 5 passos.

Na imagem são mostrados apenas 4, mas daqui a pouco eu falo sobre o passo 5, que não é ilustrado na imagem e é um dos mais importantes para o seu negócio.

 

1 – Estímulo: As pessoas são estimuladas através de anúncios na TV, Rádio, Mídias Sociais além de outras mídia, a comprar o produto ou determinado serviço.

2 – Comparação: Após este estímulo, as pessoas acessam a internet em busca de informações sobre o produto ou serviço. Este processo é um dos mais importantes, pois é nele que deve surpreender o cliente.

O cliente começa a comparar o seu produto com o dos seus concorrentes.

Preste muita atenção neste passo 2, o nosso artigo será todo baseado praticamente nele, e o sucesso do seu negócio na internet dependerá dele.

3 – Ir até o estabelecimento comprar: Esta sem dúvida é a melhor parte deste processo, quando o seu público-alvo se torna seu cliente, ele escolheu você e não o seu concorrente.

Mas, atenção!

Isso só foi possível porque no passo 2 você deu ao seu público-alvo motivos a mais do que o seu concorrente, mostrando que a sua solução é a melhor.

4 – Experiência ao usar o produto/serviço: Está sem dúvida é a mais valiosa para o seu cliente. É o momento em que ele está prestes a sentir-se realizado.

É como se você dirigisse um carro que tanto sonhou em comprar; é algo parecido como você estar curtindo suas férias em um cruzeiro marítimo… E por aí vai…

Este passo sem dúvida é um dos mais importantes, pois é nele que você tem a grande oportunidade de transformar seu cliente em um advogado, que defende sua marca, que fala aos quatro cantos que seu produto ou serviço é bom. E é este 4º passo que impulsiona o cliente a ir par ao próximo passo que vamos falar a partir de agora.

5 – Contar a experiência: Este 5º passo sem dúvida é um dos mais importantes para o seu negócio. É nele que o seu cliente bota a boca no trombone, e fala tudo sobre seu produto.

Se seu produto ou serviço satisfez as necessidades do cliente, você foi o grande vencedor neste história. Pois a partir de agora, o cliente satisfeito vai sair por aí contando tudo e a todos sobre a experiência que teve relacionado ao seu produto ou serviço.

Entendeu como funciona o processo de compra do consumidor nos dias de hoje com a internet?

Se ficou com alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários.

Vamos a partir de agora falar mais sobre o passo 2 desse processo, que é o que venho prometendo desde o início do artigo. E que é um dos mais importantes, quando o assunto é atrair mais clientes para seu negócio.

 

Por que é tão importante produzir conteúdo para seu público-alvo?

Como a produção de conteúdo ajuda a vender mais

O seu público-alvo está neste exato momento navegando na internet, em busca de conteúdo que ajude a resolver seus problemas e suprir suas necessidades.

Se analisarmos afundo isso que acabei de afirmar, teremos a seguinte conclusão:

As pessoas que precisam do meu produto/serviço estão neste exato momento procurando na internet por informações relacionadas ao produto e/ou serviço que você está oferecendo, concorda comigo?

Então agora vem o X da questão:

Já que milhares de pessoas estão pesquisando sobre o produto ou serviço que você tem a oferecer, você precisa ajudá-las a encontrar o que elas estão procurando, e aproveitar para se beneficiar disso.

Mas, como posso me beneficiar das pessoas que estão procurando sobre meu produto ou serviço?

É só você criar conteúdo sobre o produto e/ou serviço que você oferece, sem estar pensando exclusivamente em vender…

Como falei, mais acima, o passo 2 do processo de compra dos consumidores, é o passo em que o comprador está com dúvidas sobre o produto/serviço que irá comprar.

Se você criar conteúdo que ajude essas pessoas a sanarem todas as suas dúvidas, você estará de certa forma ajudando elas.

Quando você ajuda alguém, este alguém fica agradecido a você, e se sente em dívida com você. É a famosa lei da reciprocidade, dai e receberei.

 

Como a produção de conteúdo ajuda a vender mais

Marketing de conteúdo aumenta vendas

Já entendemos que é extremamente importante produzir conteúdo para o seu público-alvo.

O Google adora conteúdo, e quanto mais relevante, quanto solucionador de problemas for este conteúdo, mais importante ele será para o Google, que consequentemente irá posicionar esse conteúdo nas primeiras posições do buscador.

Por que é tão importante estar entre as primeiras posições dos buscadores?

A resposta para esta pergunta é simples…

Porque assim seu blog terá mais visitas orgânicas, e de certa forma estará divulgando indiretamente seus produtos e/ou seus serviços.

 

Porém, para ter sucesso em tudo que foi falado neste artigo, você precisa obedecer 2 regras de outro:

1 – Ser consistente: Você precisa definir uma consistência para a criação de conteúdo.

Por exemplo: você pode criar um artigo por semana para o blog da sua empresa.

Ah Sivaldo, eu consigo criar 2 artigos por semana, melhor ainda, quanto mais conteúdo você produzir, mais você será encontrado quando as pessoas estiverem pesquisando.

2 – Divulgar indiretamente seu produto ou serviço dentro do conteúdo produzido: Eu falei em vários momentos deste artigo sobre a produção de produzir conteúdo sem o interesse de vender, certo?

Porém você pode se utilizar do conteúdo produzido para vender, e isso deve ser feito de forma oculta, ou seja, quanto mais camuflado for ato da venda, mais sucesso você terá.

Toda e qualquer ação realizada pela empresa tem a intenção de vender algo, isso é fato. Porém o que a maioria das empresas fazem é o contrário, ficam a todo instante falando de vendas, tentando vender seu peixe para o cliente, e com certeza este não é o melhor caminho.

 

E agora, qual o próximo passo?

Marketing de conteúdo por onde começar

Agora você tem tem 3 caminhos a seguir!

1 – Você pode ir embora, fazer de conta que nada do que foi dito neste artigo é importante para seu negócio, e continuar obtendo os mesmos resultados de sempre e quem sabe com ficar contando com a sorte, na tentativa de aumentar as vendas.

Se você chegou até aqui, a primeira opção está descarta.

Isso significa que você tem uma visão além, e deseja levar seu negócio para outro nível.

2 – Tentar fazer tudo sozinho, arriscando a sorte para ver no dá, e quem sabe com muito tempo de estudo e testes para ver qual estratégia funciona no seu negócio.

3 – Contratar uma empresa especializada em estratégias que geram resultado focado em vendas através da internet.

Esta empresa irá analisar seu negócio, começando pela presença online e em seguida criando estratégias de posicionamento da marca. Com estratégias que já já foram testadas e aprovadas por várias outras empresas.

A empresa que estou fala é a Presença na Internet.

A Presença na Internet é uma empresa especializada em ajudar donos de empresas a alavancarem seus negócios através da internet.

Com base em pesquisas avançadas e direcionadas ao seu público-alvo serão criadas estratégias para atrair esse público, fazê-lo conhecer seu produto ou serviço e finalmente conduzi-lo a comprar de você.

 

Por onde deve começar?

O primeiro passo é realizarmos uma análise de presença online do seu negócio.

Através dessa análise, conseguiremos saber como está a presença do seu negócio na internet.

 

Quanto custa essa análise presença online?

Atualmente nós oferecemos este serviço inteiramente de graça.

Isso mesmo!

Neste momento você tem a oportunidade de ter seu negócio analisado por nossa equipe, e não vai precisar pagar nada por isso.

 

Como funciona o serviço de análise presença online?

A primeira coisa que você precisa fazer é preencher o formulário que está no link abaixo, com algumas informações sobre o seu negócio.

Com as informações do seu negócio em mãos, iremos realizar uma análise de como anda a presença do seu negócio na internet.

Em seguida, entraremos em contato para marcarmos uma reunião via Skype, onde será apresentada a análise completa de presença online do seu negócio.

Clique no link abaixo para ter acesso ao formulário e envie agora mesmo as informações sobre seu negócio.

 

Quero que analise a presença online do meu negócio

 

As análises serão realizadas de acordo com a ordem de chegada. Caso você deseje ter prioridade, para que analisemos mais rapidamente seu negócio, entre em contato conosco através das informações abaixo:

E-mail: [email protected]

Fone/WhatsApp: 35 99867-4097

 

Nós acreditamos que seu negócio tem um grande potencial para alavancar as vendas através da internet.

Então se você também acredita, clique no link abaixo e garanta agora a sua análise presença online.

 

Garantir minha análise de presença online agora!

 

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes

Sivaldo Gomes é Consultor em Marketing Digital Especialista em Vendas Online, Co-fundador do site presencanainternet.com.br. "Minha missão é ajudar seu negócio aumentar as vendas através da internet."

Website: http://presencanainternet.com.br/